quarta-feira, 24 de abril de 2013

O que é TEATRO DE ANIMAÇÃO ?

O que é TEATRO DE ANIMAÇÃO ?

 
 
O teatro de formas animadas, ou teatro de animação, é um gênero teatral que inclui bonecos, máscaras, objetos, formas ou sombras, representando o homem, o animal ou ideias abstratas.
O termo "Teatro de Formas Animadas", veio diferenciar, na segunda metade do século XX, outras designações mais correntes como "teatro de marionetes", "Teatro de fantoches" ou "teatro de bonecos", por apresentar uma definição mais abrangente e um conceito mais preciso, aplicado a uma forma artística que também encontra expressão paralela no cinema, na televisão e - mais atualmente - no ciberespaço. Trata-se de definir um conjunto de técnicas nos quais recursos visuais inanimados ganham vida através da intervenção de um ou mais atores-manipuladores. Uma vez animadas, estas matérias inertes passam a representar personagens autónomas, transmitindo conteúdos vitais e conflitos existenciais. Neste caso, podemos incluir acertadamente todo o tipo de bonecos animados (marionetes e fantoches, entre outros), máscaras, sombras e silhuetas, animação de objetos, imagem manipulada, etc., sendo distinguidas destas por trabalhar mesclando tais recursos.
Na sua vertente tradicional, as marionetes, mamulengos e algumas manifestações asiáticas, como o teatro de bonecos aquáticos, as Formas Animadas envolvem um património artístico mundial de grande valor, cuja manifestação se encontra em risco de desaparecer. Em seu lugar, novas expressões surgem, utilizando-se das mais diferentes matérias. Rituais e festas populares são eventos em que recursos animados têm um papel central. Em Portugal, temos exemplos como o do teatro de fantoches conhecido como "Dom Roberto", os "Bonecos do Santo Aleixo" ou as festividades com mascarados em Trás-os-Montes, Lamego e Vale de Ílhavo que, por mais de uma vez, estiveram à beira da extinção. Somente o conhecimento, registro e preservação deste tipo de acervo poderá oferecer às novas gerações bases sólidas para a criação de novos rumos no panorama artístico desta arte.
Torna-se, assim, muito importante valorizar as Formas Animadas, reconhecendo (nalguns casos escrevendo) a sua história e traçando o seu futuro.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário